Saiba como é possível fazer um curso técnico de graça!

O ensino superior não é a única saída para construir uma carreira e os cursos técnicos são uma ótima opção para quem deseja se profissionalizar e ingressar no mercado de trabalho de forma mais rápida.


Além do tempo de extensão dos cursos técnicos serem menores do que o de uma graduação, também oferece outros benefícios, como por exemplo o conhecimento mais prático sobre determinada área.

Quais vantagens de um curso técnico?

Se o aluno que ainda faz o ensino médio decidir fazer paralelamente um curso técnico pode garantir uma formação ampla e direcionada para o mercado de trabalho, tendo mais chances de conseguir se colocar rapidamente no mercado de trabalho.

Os cursos técnicos, também são conhecidos como cursos profissionalizantes e oferecem o conhecimento essencial para a formação na área desejada e levam menos tempo até a conclusão.

Apesar de normalmente o ensino técnico e tecnológico ser mais em conta em relação a uma graduação, muitas pessoas não conseguem bancar as despesas das mensalidades que são cobradas.

Mas será que é possível fazer um curso técnico de graça?

Existem no mercado alguns programas de iniciativa privada que disponibilizam bolsas de estudos e descontos em instituições de ensino em todo o País, como é o caso do Educa Mais Brasil Cursos Técnicos. Mas não existe somente programas de iniciativa privada.

O Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação, criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), onde é ofertado cursos de educação profissional e tecnológica gratuitos para estudantes e também aos trabalhadores brasileiros.

Os cursos oferecidos no Pronatec são gratuitos e o estudante não precisa pagar taxa de inscrição, matrícula ou mensalidade. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e o certificado de conclusão é válido em todo Brasil.


Apesar de qualquer pessoa poder se inscrever no Pronatec, candidatos que possuem baixa renda, alunos que estudaram em escolas públicas, desempregados, ou pessoas beneficiadas por programas como o Bolsa Família têm prioridade em alguns cursos.

No entanto, os candidatos ao Pronatec precisam se enquadrar nos requisitos do Programa, que possui três tipos de curso que dependem da escolaridade e da renda do candidato. Esses cursos são Subsequentes, Concomitantes e cursos de Formação Inicial Continuada (FIC).

Os cursos Subsequentes são oferecidos para quem já possui o Ensino Médio completo. Os cursos Concomitantes são disponibilizados para quem ainda está fazendo o ensino médio, ou seja, permite que o estudante faça os dois em paralelo.

Já os cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), têm normalmente de 2 a 3 meses de duração e são ofertados para candidatos que possuem benefícios de programas federais, como o Bolsa Família e o Seguro Desemprego.

Os cursos são oferecidos em todas as Escolas Técnicas Federais e Estaduais e em unidades de ensino do Sistema S (SENAI, SENAC, SENAR e SENAT).

Para garantir uma vaga no Pronatec você pode realizar inscrição diretamente nas instituições de ensino participantes onde é preciso ficar ligado nas vagas elas abrem durante todo ano ou se se inscrever pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais direitos o trabalhador que pede demissão pode perde?

Como funciona a lei de cotas?

Como funciona o intercâmbio? Entenda!