Seu sonho é ser policial? Veja qual o caminho para ingressar na carreira

O sonho de muitos jovens é começar uma carreira na polícia e seguir ocupando os mais prestigiados carros. A profissão é muito valorizada e alguns cargos têm uma remuneração muito superior à média. Mas não é tão simples assim ingressar na área. Seu sonho é ser policial? Veja qual o caminho para ingressar na carreira:


A primeira coisa que você deve saber sobre esta carreira é que ela pode se dividir em vários caminhos, dois deles são os:  de policial militar e a de policial civil. Para entender melhor como ambos atuam em sociedade e como seguir um dos viés, continue lendo!

Polícia Militar

A Polícia Militar é submetida às ordens do poder militar e fica responsável por um território pré-determinado. O PM de cada região irá trabalhar com uma equipe, a qual será responsável por prevenir e evitar a prática de crimes em sua região. Não há a responsabilidade de investigar. A experiência na área pode facilitar o alcance de novos cargos.

Para ingressar na Polícia Militar o único meio é participar de um concurso realizado periodicamente pelos órgão responsáveis. O concurso PM pode englobar vários cargos diferentes, dispondo vagas para nível médio e superior.

Para participar, os candidatos devem estar atentos à divulgação do edital e se inscrever até a data limite. Geralmente, o concurso não ocorre em todos os estados, por isso, é necessário verificar as informações antes para poder se preparar quanto à locomoção.

Para os cargos superiores da área, também é necessário prestar concurso, mas vale lembrar que pode ser exigido experiência na área. Neste caso, quem já atua como policial militar pode ter mais chances.

Polícia Federal

Para quem desejar seguir a carreira Federal, vale ressaltar que o profissional desta área terá como principais funções, investigar, evitar, solucionar e penalizar crimes em sua região. Cada cargo específico pode ter outras funções determinadas para cada área.

Para ingressar na PF, assim como em qualquer área da polícia é necessário ser selecionado através da participação no concurso Polícia Federal. Você também pode ser submetido, posteriormente, a avaliações e treinamentos físicos.

A distribuição de cargos pode ser a mais variada e para concorrer às vagas, é necessário ficar de olho no edital e participar do concurso. O concurso pode ser dividido em nível médio e superior, dependendo de cada atuação para a Polícia Federal.

A carreira policial é reconhecida por ter uma remuneração geralmente superior à média e também oferece muitos benefícios. Veja o edital e participe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quais direitos o trabalhador que pede demissão pode perde?

Saiba como é possível fazer um curso técnico de graça!

Como funciona a lei de cotas?